quarta-feira, 27 de maio de 2009

Pinturas Rupestres e arte do Dolce Fare Niente

Não me interpretem mal. Lá porque sou adepto do Dolce Fare Niente, não significa que tenha alguma coisa contra o trabalho. Bem pelo contrário.

O Homem sempre precisou de trabalhar para viver.

Nos primórdios tinha de caçar e procurar o que comer. Hoje tem de fazer outras coisas.

A questão é que, se reparem bem, já nos tempos do Paleolítico gostávamos de nos enfiar nas nossas grutas e ficar entretidos a fazer filmes com as sombras dos bichos, ou a criar singelas pinturinhas na parede. Onde hoje temos um sofá, existia um enorme calhau onde nos sentávamos horas e horas a saborear uma fruta colhida durante o dia de uma árvore cheia de perigos escondidos.

Serei eu um Homem das Cavernas por gostar do Dolce Fare Niente? Talvez. Mas meus amigos, sabe-me pela vida. E só porque não passo o resto da vida nisso.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Fare Niente FC

O campeonato de futebol está a chegar ao fim e a história volta a repetir-se. Aliás, já vi este filme mais vezes que o “Conan - O Bárbaro” no canal Hollywood.

Pois é, uma vez mais, houve por aí umas equipas com uma rapaziada a quem chamam jogadores de futebol que passaram a época inteirinha a dormir pelos cantos.

Eles e eu, que os jogos a que assisti foram de tal forma empolgantes que, na maioria das vezes, não consegui aguentar mais que 20 minutos de tamanha emoção. Por isso, quero agradecer aqui, em meu nome e de mais uns tantos milhões, as fabulosas tardes e noites que me proporcionaram este ano no sofá.

Como tal, eu aproveito para deixar aqui um repto aos ilustres directores desses clubes para mudarem alguma coisa para a próxima época, começando pela a publicidade das camisolas. Se é para passarem a época toda de rastos, a jogar um estilo Dolce Fare Niente defensivo num 4-4-2 deitado, então pelo menos aproveitem os Cappuccinos pá.

Bons sonhos.

 

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Roleta do Sofá

Inventei O jogo. Chama-se Roleta do Sofá, é no mínimo para 2 pessoas, e joga-se assim: baralha-se o comando da televisão, parte-se e carrega-se num botão ao calhas de olhos fechados (não vale adormecer). Ganha quem acertar mais vezes na RTP Memória.
 
O pato que perder vai fazer cafés.

O meu plano contra a Gripe

São uns atrás dos outros. Agora, parece que toda a gente tem um plano de prevenção contra a Gripe, mas quer-me cá parecer que nenhum deles é tão infalível como o meu. Ora vejam:

-       Sair do trabalho e ir directa e rapidamente para casa

-       Preparar o sofá para um serão com mantinha e tabuleiro

-       Providenciar um rodízio de Cappuccinos

-       Abrir um pacote de biscoitos de laranja (ricos em vitamina C)  - ou comer uma dose razoável de panquecas de mel e noz (são duas entradas para se escolher uma)

-       Ajustar cuidadosamente a temperatura do ar condicionado

-       Rever a 1ª série do incomparável Hercule Poirot

-       Evitar toda e qualquer agitação, especialmente se esta for dispensável

-       Dormir toda a noite, sem pressas, aproveitando totalmente o conforto que uma boa cama oferece (não esquecer a venda nos olhos)

Que é que dizem do meu plano?

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Bom fim-de-semana.

A vida dá voltas engraçadas. Por exemplo, amanhã voltamos a Sábado. E como está bom tempo se calhar aproveito e fico em casa a bronzear os lábios. Com sorte, a vizinhança vai toda para a praia fazer castelos de areia com os infantes e eu consigo ver o Danças Com Lobos sossegado e com o olho esquerdo fechado.

 

O meu fim-de-semana podia ser mais divertido se fosse à praia? Podia mas eu não quero. O fim-de-semana divertido na praia implica umas horas no trânsito, umas horas a estacionar e um escaldão ao sol. Isto adocicado por um grupo de adolescentes que joga volley com uma bola que, mais cedo ou mais tarde, nos vai acertar na cabeça. E isto antes de ir ao banho. Porque quando se vai ao banho depois de uma hora a estrelar ao sol, há sempre um banhista muito engraçado que faz uma bomba à nossa frente. E a temperatura da água? Ui, o que eu me divirto com aquele choque térmico que tempera aço.

 

Fico mas é em casa, estendido nas brancas almofadas do meu sofá, a apanhar com um raiozito de sol que entra maroto pela nesga da portada. Bom fim-de-semana e divirtam-se.